top of page

Empréstimo com Garantia - Home Equity

Redação

Atualizado: 24 de abr. de 2023

O Home Equity, também conhecido como Crédito com Garantia imobiliária é um Crédito comum nos Estados Unidos e em países da Europa

Recentemente vem tomando conhecimento dos brasileiros e se tornando mais uma opção no Mercado, devido sua facilidade de concessão, pois conta com um Bem Real de Garantia, preferido também pelos tomadores pela facilidade na liberação do Crédito, além da facilidade na liberação outra questão vantajosa aos tomadores são as taxas de juros, que são mais baixas.




Risco de Crédito


O Risco de Crédito nada mais é do que uma estimativa calculada pelos Bancos e financeiras da probabilidade de não receberem o dinheiro emprestado, seja ele total ou em partes, dessa análise define-se os juros, ou seja, quanto maior o Risco de não receber o dinheiro maior é a taxa de juros, de contra partida, quanto menor o Risco, menor é a Taxa de Juros.

Independente do tamanho do Risco, ao se emprestar um dinheiro, o Banco ou Financeira exige uma Garantia, ou seja, além da pré análise realizada antes via Score do tomador, algo é posto como Garantia, Duplicatas, Fiador, Veículos, agora comum no Brasil Imóveis.



Alienação Fiduciária


Ao se utilizar o Imóvel como Garantia no Empréstimo, o Imóvel é transferido para a Instituição que esta fornecendo o Crédito, ou seja a propriedade é transferida, porém a posse continua sendo do proprietário, ou seja, caso o imóvel dado em garantia seja o único imóvel do tomador, o mesmo poderá continuar morando nele normalmente, no momento da quitação total do Crédito é retomado a propriedade para o que tomou o crédito.

os dados variam para cada instituição, entretanto uma pesquisa de Mercado atual apontou que as taxas são a partir de 0,70%, os valores variam de acordo com a avaliação do Imóvel (Realizada por um vistoriador da Instituição Financeira).



Conclusão


Esta modalidade de Crédito sem dúvidas é a melhor opção para quem possui um imóvel e quer pagar menores taxas, valores maiores, entretanto a documentação do seu Imóvel deve estar de acordo, Escritura e Registro devem estar em dia, sem esses não é possível obter o Crédito.

Muitas Empresas inclusive tem utilizado esta modalidade ao invés do próprio BNDES, a modalidade libera até 4 milhões de reais por CNPJ, mas lembre-se de realizar um planejamento financeiro bem estruturado antes de realizar esta modalidade de Crédito, pois em casos de inadimplência o imóvel pode sim ser tomado e leiloado.



Se precisar de apoio para este planejamento financeiro,

fale conosco teremos o maior prazer em ajuda-lo.






Comments


bottom of page